terça-feira, 17 de agosto de 2010

pegadas de Animais

1. Conhecer dez tipos de pegadas incluindo duas pegadas de aves. Fazer modelos em gesso de cinco delas.


2. Mencionar pelo menos três coisas que as pegadas nos informam.

As pegadas podem nos dizer que animal há na região (pelo formato), qual o peso dele (pela fundura), se estava correndo ou andando (pela distância entre as pegadas), se faz tempo que passou por ali (se a pegada estiver mole e fresca, acabou de passar), entre outras.

3. Seguir algumas pegadas de animais, identificar o animal, se possível; dizer se ele estava correndo ou caminhando. Medir a distância entre pegadas de um animal correndo e de um caminhando.

Para saber se um animal estava correndo ou andando, deve-se saber a altura dele e seus hábitos de locomoção (se anda, pula ou voa). Quanto mais longe uma pegada da outra, maior a velocidade de corrida.

4. Manter um posto de observação de pegadas durante três dias.

a. Escolher um espaço aberto em algum lugar tranqüilo perto de seu apartamento ou casa.

b. Aplanar o chão, lama, areia, etc.

c. Verificar as pegadas todos os dias e repor alimento quando necessário.

5. Citar dois animais para cada grupo de pegadas:

a. Pés chatos – elefante e hipopótamo

b. Animais que caminham na ponta dos pés – felinos e canídeos

c. Animais que caminham na ponta das unhas/cascos – boi e cavalo

6. Mencionar quatro sinais da presença de mamíferos.

Muitos mamíferos vivem sozinhos e escondidos, tornando difícil a sua visualização. Além das fezes e do odor encontrados nas regiões próximas, áreas próximas costumam não ter animais menores presentes, pois fogem dos mamíferos, o barulho característico, como rugidos ou mesmo o som do andar podem indicar a presença deles. As pegadas, no entanto, são os mais fortes indícios de sua presença.

7. Distinguir entre pegadas de coelhos e esquilos, e entre pegadas das famílias de cães e gatos.

As pegadas dos coelhos são alongadas e não é possível distinguir os dedos e unhas. O contrário ocorre na pegada do esquilo, que é mais arredondada e os quatro (ou cinco) dedos e unhas podem ser vistos com clareza em suas pegadas.

Os dedos dos cães são mais alongados, visualizando melhor a parte das unhas. Nos gatos, os dedos são mais arredondados e as unhas são vistas com maior dificuldade.

8. Citar dois grupos de animais (mamíferos, aves, insetos, etc.) que deixam trilhas com odor para que outro da mesma espécie os siga.

Os canídeos procuram demarcar território através da urina, com isso os outros animais sabem que ali é território inimigo e não vão se aventurar depois desse aviso. Os felinos, hienídeos e mustelídeos também tem o costume de deixar rastros de odor, alguns destes deixam como alerta e outros como sinal de boas-vindas, nestes casos para o acasalamento ou para grupos animais sociáveis.

9. Mencionar duas aves para cada tipo de pegada:

a. Marcas deixadas por aves que saltitam – galo e codorna.

b. Marcas deixadas por aves que caminham – pato e marreco.

10. Além das pegadas, mencionar dois outros sinais da presença de aves.

As aves costumam construir ninhos para se abrigar, geralmente em locais de difícil acesso a mamíferos, seus principais predadores. Seu canto pode ser escutado de longas distâncias. A presença de fezes no chão também é característica.

11. Citar dois pássaros identificados por seu padrão de vôo.

As aves de rapina, como o falcão, água, gavião e harpia são planadoras, levantam vôo até uma altura considerada adequada e voam planando pelo céu de sua região.

O beija-flor é um pássaro que bate a sua asa centenas de vezes por segundo, podendo voar até de costas quando precisa se alimentar.

12. Observar, em sua região, pegadas ou trilhas de um ou mais dos seguintes animais:

a. Sapo ou rã

b. Cobra

c. Tartaruga

d. Molusco

e. Minhoca

f. Toupeira

NOTA – Este item pode parecer um pouco complicado para aqueles que vivem em cidades e, dificilmente, encontrariam estes animais ou pegadas dos mesmos. Então faça um estudo sobre cada um deles, como andam, como deixam pegadas, quais as características interessantes que eles podem nos mostrar através de sua locomoção e maneira de deixar rastros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário